segunda-feira, 4 de novembro de 2013

English Muffin - o Pãozinho ( hein?!?) de frigideira!

 Noutro dia uma vizinha super querida interfonou aqui em casa perguntando se eu já tinha comido "English Muffin". Pra ser honesta, eu nunca nem tinha ouvido falar! Ela me explicou que era uns pãezinhos (sei lá por que chama muffin se é pão!) super comuns nos cafés da manhã nos EUA (mas mesmo lá eu nunca tinha visto) e que ela e o marido tinham adorado comer!
 E como boa vizinha que é, trouxe para eu experimentar! Eu aprovei! E como eu comi tudo sozinha não dei nenhum pedacinho pra família provar, tive que fazer aqui em casa também!
 Adorei a massa! É super elástica e acho que rola tentar outras receitinhas com ela também!
 A receita é super fácil, mas como todo pão, precisa esperar o tempo de fermentação... então, demora um tiquinho a mais pra ficar pronta.
 E tem mais um detalhe: não vai ao forno! Isso mesmo! Os English Muffins são feitos na frigideira!

 Então, vamos lá, rolo caneta na mão pra anotar a receita:

 Você vai precisar de:
- 250 ml de leite
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 20 g de fermento biológico fresco
- 250 ml de água morna
- 60 g de manteiga amolecida
- 750 g de farinha de trigo
- 1 colher de chá de sal
- um pouquinho de fubá

 Ferva o leite, apague o fogo e acrescente o açúcar e mexa até dissolver por completo. Deixe reservado até amornar.
 Enquanto isso, dissolva o fermento na água quente e deixe fermentar por cerca de 10 minutos.

 Em uma tigela grande ou na batedeira junte o leite, a mistura de água com o fermento, a manteiga e metade da farinha.


 Bata até obter uma mistura homogênea. Então, acrescente o sal e o restante da farinha e transfira para uma uma superfície lisa enfarinhada e sove a massa até que fique lisa e macia.


 Eu não usei toda a farinha... Sobrou um pouquinho.
 Coloque numa tigela (pode ser untada), e deixe descansar para crescer. (Eu coloco no microondas desligado porque é mais quentinho e acho que cresce melhor)
 Deixe por aproximadamente 1 hora. Vai ficar assim:


 Volte a sovar a massa e abra-a com um rolo até atingir cerca de 1cm de espessura.
 Faça círculos usando um cortador de biscoitos ou um copo (foi o que eu usei).


 Polvilhe papel manteiga ou uma forma com o fubá e coloque os círculos aí para que possam crescer novamente. Deixe por uns 30 minutos.



 Aqueça uma frigideira antiaderente untada e doure os muffins dos dois lados em fogo baixo ou médio.
 O resultado são pãezinhos muffins fofinhos que você pode rechear como quiser!


 Rende: Cerca de 30 muffins.


 ** Dica esperta: Deixe os pãezinhos muffins no forno aquecido levemente enquanto termina de preparar todos para mantê-los quentinhos até a hora de servir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário